Páginas

Biologia

Genética

A área da Biologia que estuda a transmissão do material genético ao longo das gerações é a Genética.
O monge Gregor Mendel (1822-1884) realizou experimentos com ervilha no mosteiro de Brünn, na Áustria. Seu trabalho foi apresentado em 1865 à comunidade científica, mas somente em 1900 três cientistas reconheceram as afirmações de Mendel.
Mendel postulou que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de fatores que se encontravam em gametas. Ele chegou a está conclusão antes de saber o que são cromossomos e de conhecer os processos de divisão celular por mitose e meiose. Os trabalhos de Mendel resultaram em leis fundamentais para a Genética, conhecidas atualmente como Leis de Mendel.
Durante vários anos, Mendel cultivou ervilhas Pisum sativum e analisou cuidadosamente os descendentes de cada cruzamento
.



Primeira Lei de Mendel
Mende
l cruzava plantas puras - produzem descendentes que não variam de uma geração para outra. Cruzou plantas puras de ervilhas que produziam sementes lisas com plantas puras que produziam sementes rugosas.
Mendel chamou de dominante a variedade que se manifesta na F1 e de recessiva aquela se "escondia" na F1.
Proporção Fenotípica (P.F.) 3:1
Proporção Genotípica (P.G.) 1:2:1

A primeira lei de Mendel diz que: Cada caráter é determinado por um par de fatores que se separam na formação dos gametas, indo apenas um dos fatosres do para para cada gameta